INVEJA: o primeiro dos 7 pecados


"É triste não ter amigos???
Ainda mais triste é não ter inimigos!
Porque, quem não tem inimigos
É sinal que não tem:

Nem talento que faça sombra,
Nem carácter que impressione,
Nem coragem para que o temam,
Nem honra contra qual murmurem,
Nem bens que lhe cobicem,
Nem coisa alguma que invejem..."

(Voltaire)

Meu ego pode ser de ferro, mas se uma pessoa é minha inimiga é porque tem clara inveja de mim ou minha sensatez pode pensar na qualidade da invulgar idade do meu caráter. Voltaire mostra claramente a presença da inveja na sociedade. Na minha humilde OPINIÃO a inveja é geralmente o único denominado pecado capital mortal que as pessoas dizem não ter. Qualquer um admite ser preguiçoso, guloso, até mesmo orgulhoso, mas "Invejoso”? Aí ninguém diz ser! O problema é que o ser humano se baseia muito na vida do outro para qualificar sua própria vida e quando percebe que a vida do outro é “melhor” que a sua, o Carmo e a Trindade desabam. Será inveja? Obviamente que não, porque inveja ninguém tem. Ainda não vi ninguém confessar que é invejoso. Você já viu???

Comentários

Postagens mais visitadas