A tal "vã filosofia"...


Shakespeare um dia disse: "Há mais mistérios entre o céu e a terra, do que toda a nossa vã filosofia"... A compreensão dos mistérios que rege a existência vai além das ideias, pensamentos e percepções. Imagino que tenha sido esse o sentido dessa ideia do tão sabido Shakespeare. 

Os mistérios que permeiam a vida não tenho dúvidas são muitos, mas dizer que a nossa filosofia é "vã", não posso concordar com isso. Suponho que essa "crítica" o tão sabido Shakespeare não considero-a "vã" quando a proferiu, do contrário estaria criticando a ele mesmo, ou não?

Acredito que de alguma maneira deva haver algum sentido em cada palavra proferida, em cada questionamento percebido pelas nossas inquietações que nos fazem pensar sobre a vida, sobre os mistérios que há entre o "céu" e a "terra". O fato de não sabermos o porque de todas as coisas, não significa dizer que sejam "vãs" nossas ideias e pensamentos, pois nós não somos seres ocos, vazios. Ou somos? Quero acreditar que não. 

A filosofia é uma ciência de todo um saber racional, e como tal, não pode ser desconsiderada, pois da mesma maneira que o "saber" tem sua importância, o "não saber" também tem. Ora, se eu não sei o porque de tanto mistério logo instiga-me a vontade de saber. O "não saber" instiga a curiosidade à "saber" e isso responde muitos "por quês". 

E o que seria de nós se não fosse o despertar da curiosidade? Seríamos seres afogados no mar da ignorância, sem perspectivas de uma possível evolução.


Comentários

Postagens mais visitadas